quarta-feira, novembro 17, 2004

La mala educación

Hoje assisti La mala educación (Má educação), de Pedro Almodóvar e posso dizer que este é o melhor filme dele e um dos melhores que já vi. Tudo é perfeito no filme, a atuação dos atores, a música, as cenas, a história.

Parte do filme se passa em um colégio interno, Ignacio é o personagem principal (a criança ao lado), ainda na infância ele se apaixona por Enrique e com isso vêm suas primeiras descobertas, pena que eles não estão sós, há em suas vidas alguém chamado Padre Manolo, professor de literatura e diretor da escola. Isso é o básico do filme, não vou dizer mais porque pode estragar as surpresas. São abordados vários temas, desde abusos sexuais, drogas, travestis, mas o que mais me marcou é a quebra da inocência.

Em certas ocasiões a infância se retira na ponta dos pés e daí vem aquela sensação de não se encaixar no mundo, de olhar em volta e perceber que nada daquilo pode te confortar porque a sua infância foi embora cedo demais. E você pode ter 20, 30 anos, e vai continuar buscando a criança que desapareceu de dentro de você, como se desse pra procurar as coisas que foram perdidas para sempre, mas mesmo que você saiba que nunca vai achar, é a busca que te faz viver, a busca da criança que se foi na hora errada. E por nunca conseguir achar, você não consegue evoluir com o passar do tempo, é como se ficasse no limbo esperando ser salvo por alguém, mas o alguém nunca chega. É a agonia eterna.

Voltando ao filme, outra coisa que me chamou a atenção foi a atuação do menino que faz o Ignacio (o do pôster), adjetivos as vezes exageram, mas nada mais posso dizer do que m-a-g-i-s-t-r-a-l! Quantos anos esse menino deve ter? No máximo 12, e rouba a cena de atores consagrados como Javier Cámara e Gael García bernal. Quem quiser ver o trailer, dá uma passada no site oficial, lamalaeducacion.com, mas precisamente aqui, quem ainda não viu o filme, corra para o cinema!