sexta-feira, março 11, 2005

Você gostaria de ser julgado?

Dando uma olhada na Isto é Gente dessa semana (sim, eu leio) dá pra ter uma noçãozinha do novo escândalo da praça: Chico Buarque de caso com uma mulher casada. Beleza, mas o que eu tenho a ver com isso? Como pode a vida de uma pessoa ser exposta dessa maneira? Por quê? Pra quê?

Eu fico imaginando como deve ser difícil ser uma pessoa pública, ver sua vida estampando jornais com alta vendagem, ser julgado por pessoas que você nem ao menos conhece. Deve ser horrível entrar nos lugares e ver que todos estão olhando pra você e todos conhecem a sua vida, mas você não conhece ninguém. Deve ser angustiante, acho que eu nem sairia de casa.

É terrível saber que você solta um pum aqui e amanhã isso já está nos principais jornais. Gisele Bundchen já saiu em matéria porque arrotou e Jennifer Lopez porque estava tirando meleca, mas peraí, todo mundo arrota e tira meleca! por que publicar uma coisa como sendo um escândalo se todo mundo faz a mesma coisa?

"Danielle Winits trai o namorado", mas porra, quem aqui nunca traiu?
"Ivete Sangalo tem crise e chora em pleno carnaval", tá, e quem aqui nunca chorou do nada?
"Gwyneth Paltrow e Chris Martin estão em crise no casamento", quem aqui nunca teve crise nos relacionamentos?

Dá a notícia porque vende, vende porque interessa. A curiosidade nunca vai deixar de existir, então eu nem critico quem compra uma revista do naipe Isto é gente, Quem, Caras, Contigo... eu critico o julgamento que fazemos de pessoas públicas. Quantas vezes já chamei a Winits de puta só porque ela já saiu com meia Globo, quem dera eu sair com meia Globo! Ela que tá certa, tem que beijar muito, tem que dar bastante e aproveitar o bom da vida. Nego sai por aí criticando a Cicarelli, sendo que ela fez o que eu faria no lugar dela, expulsar uma pessoa que sabia que não era bem vinda no casamento; Deborah Secco é julgada porque namora bastante, como se isso fosse um defeito, quando todos querem é a felicidade; Chico Buarque agora é criticado porque sai com uma mulher casada, como se ele devesse prestar contas a alguém.

Você gostaria de ser julgado? Então procure não julgar ninguém.